Hidrogénio

A Energia Natural do Hidrogénio – Seixal

A Energia Natural do Hidrogénio é um projeto pioneiro, que está a introduzir pela primeira vez hidrogénio na rede de gás do nosso país, dando assim um importante passo no plano de transição energética nacional.

Hidrogénio

“A Energia Natural do Hidrogénio” já chegou a casa dos portugueses

A Floene deu, no dia 7 de março de 2023, um passo histórico no caminho da transição energética e da descarbonização da economia nacional. Com a presença do Primeiro-ministro, António Costa, foi oficialmente iniciada a injeção de Hidrogénio Verde na rede de distribuição de gás em Portugal, mais concretamente no município do Seixal. O projeto “A Energia Natural do Hidrogénio” está a abastecer um conjunto de 82 clientes residenciais, terciários e industriais e servirá de exemplo para outros projetos a nível nacional.

Depois de uma fase de testes, estes clientes passaram a ser oficialmente abastecidos por uma mistura de Hidrogénio Verde com Gás Natural, aumentando a percentagem de Hidrogénio Verde (H2) até um máximo de 20%. O H2 é produzido localmente, com energia 100% renovável, no Parque Industrial do Seixal, pela empresa portuguesa Gestene. Depois de produzido e armazenado, o H2 percorre 1400 metros num gasoduto de polietileno, igual a cerca de 95% da rede de gás utilizada em Portugal, até uma estação, onde é misturado com gás natural, sendo depois distribuído aos clientes.

clientes residenciais, terciários e industriais.
0
Rede 100% H2 Verde
0 km
Vol. Máx de H2 verde em mistura com GN injetado na rede
0 %
Rede de gás abastecida com mistura de H2 verde e GN
0 km

O compromisso da Floene com Comunidades mais sustentáveis

Sobre

O grupo Floene é o maior operador de distribuição de gás em Portugal.